Lesões no joelho: saiba quais são as mais comuns e como evitar

O joelho é uma articulação complexa com muitos componentes, o que o torna vulnerável a uma série de lesões. Por isso, é uma das partes do corpo mais comuns a serem lesadas, causando dor e incapacidade de realizar atividades cotidianas, como correr ou dirigir, por exemplo.

Em muitos casos, as lesões envolvem mais de uma estrutura do joelho e podem se desenvolver como luxação e entorse ou rupturas de tecidos moles, como ligamentos. Abaixo, saiba quais são as principais lesões no joelho e como evitá-las.

Lesões comuns no joelho

Em primeiro lugar, é importante entender que o joelho é composto de muitas estruturas importantes, e qualquer uma delas pode ser lesada. As fraturas ao redor do joelho são as mais comuns, geralmente causadas por traumas de alta intensidade, como quedas de alturas significativas e acidentes de trânsito. Além disso, as luxações também são bastante comuns e ocorrem quando os ossos do joelho estão fora do lugar, total ou parcialmente. Em geral, podem ser causadas por uma anormalidade na estrutura do joelho do paciente.

O ligamento cruzado anterior também é frequentemente lesado, especialmente durante atividades esportivas, como futebol e basquete. Mudar de direção rapidamente ou pousar de forma incorreta depois de um salto pode danificar o ligamento, causando dor e necessidade de se afastar dos esportes em alguns casos. Cerca de metade de todas as lesões do ligamento cruzado anterior ou posterior ocorre junto com danos a outras estruturas do joelho, como cartilagem articular, menisco ou outros ligamentos.

As lesões no menisco, cartilagem responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos, também são bastante comuns, especialmente em movimentos de rotação. Ainda mais, a artrose, a síndrome do corredor e a tendinite patelar também são condições habituais, sobretudo em atletas ou pacientes que praticam atividades físicas intensas regularmente.

Dicas de como evitar lesões no joelho

De modo geral, por prejudicar a capacidade de ir ao trabalho ou de manter o estilo de vida ativo, as lesões no joelho são extremamente desagradáveis e podem afetar a qualidade de vida do paciente em muitos aspectos. Por isso, mesmo que você não tenha o costume de praticar esportes, conheça algumas dicas para colocar em prática em seu cotidiano e evitar lesões no joelho:

Mantenha um peso saudável

O excesso de peso pressiona as articulações, o que pode torná-las mais suscetíveis a lesões ou dores crônicas nos joelhos. Por isso, evite alimentos industrializados e considere praticar atividades físicas todos os dias, mesmo em casa, por pelo menos 30 minutos.

Atenção ao salto alto

No caso das mulheres e/ou para quem utiliza salto alto com frequência, é importante entender que o uso excessivo desse tipo de sapato está relacionado ao desgaste da cartilagem do joelho. Isso acontece porque, ao ser colocado em uma posição desconfortável, o joelho precisa ficar flexionado. Com o tempo, o esforço para manter a posição desgasta a cartilagem patelar levando à condromalácia.

Mantenha a postura adequada

A má postura e os movimentos repetitivos realizados de maneira incorreta são as principais causas de lesões no joelho. Por isso, atente-se! Seja sentado ou em pé, cuide da sua postura e busque posições confortáveis e anatômicas.

Aquecimento e alongamentos

Na prática de qualquer atividade física, seja um treinamento atlético profissional ou apenas por lazer, o aquecimento e alongamento são importantes. Faça um aquecimento antes de iniciar seu treino (ex: polichinelo, caminhada) e, no fim do treino, os alongamentos para ganho de flexibilidade. Concentre-se nos músculos da panturrilha e quadríceps para ajudar a soltar as pernas, de modo que você não coloque pressão sobre os joelhos ao fazer exercícios. Procure seguir orientações de seu médico e o acompanhamento de um educador físico ou fisioterapeuta.

Sobre o Dr. Francisco José de Carvalho

Com mais de 17 anos de experiência, o Dr. Francisco José de Carvalho é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), Sociedade Latino Americana de Medicina do Esporte e Cirurgia do Joelho (SLARD) e Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva (ISAKOS). Agende sua consulta em Vitória – ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

17 anos de experiência em Ortopedia e Cirurgia do Joelho

Vitória – ES

Doenças

Artrose no joelho
Condromalácia patelar
Lesão dos meniscos
Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)

Tratamentos

Artroscopia de joelho
Artroplastia de joelho
(Prótese total do joelho)

Infiltrações