Tratamento para condromalácia patelar em Vitória

Condromalácia patelar significa o “amolecimento” da cartilagem da patela. É uma das principais causas de queixa de dor no joelho. Prevalente em adultos, na faixa dos 30 a 40 anos e mais frequente em mulheres. É classificada em quatro estágios, sendo os graus mais leves, 1 e 2, e os graus mais avançados, 3 e 4. Muitas vezes, tem como principal fator o desequilíbrio muscular nos membros inferiores. O quadríceps encontra-se fraco e os isquiotibiais tensos (sem flexibilidade).

Sintomas

Essa condição acarreta em sobrecarga mecânica para articulação patelo femoral. O sintoma de dor na frente do joelho pode estar associado à crepitação (joelho estala) e edema (inchaço). As queixas podem estar associadas com atividades de descer escadas, permanência prolongada sentada, cruzar as pernas, saltar, agachar e correr.

Tratamento da condromalácia patelar

As modalidades de tratamentos envolvem reabilitação com exercícios corretivos, medicações orais, infiltrações articulares, mudança de hábitos de vida (perder peso e praticar educação física regular), mudança de treinamentos (caso de treino excessivo e/ ou executado errado) e, alguns casos, procedimentos cirúrgicos.

Cada caso deve ser individualizado, os fatores que causam dor e incapacidade não são os mesmos para todas as pessoas. O médico ortopedista fará o diagnóstico correto e o plano terapêutico mais adequado para cada paciente.