O que você precisa saber sobre condromalácia patelar

A condromalácia patelar é caracterizada pelo desgaste da articulação do joelho, que leva ao aparecimento de alguns sintomas, como dor no joelho e em volta da rótula ao realizar determinados movimentos. É um dos principais motivos de queixa de dor no joelho.

A causa mais comum para a condromalácia patelar  é o traumatismo crônico e a pressão elevada sobre a cartilagem. Pode ser o resultado da síndrome femoropatelar, causando fissuras e provocando desconforto e dores dos tecidos carregados próximos da patela.

De acordo com a Sociedade de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a condromalácia patelar surge em decorrência de uma sobrecarga que acontece na articulação do joelho, que pode ocorrer eventualmente por conta de alguns tipos de atividade física e até mesmo alguns esforços que a pessoa pode fazer. 

Praticantes de esportes de impacto, como, por exemplo, esportes que envolvem saltos, corridas longas e até mesmo esporte de lutas, apresentam maior risco de desenvolver a condromalácia patelar.

A condromalácia patelar pode acometer adultos, na faixa etária dos 30 a 40 anos, e é mais frequente em mulheres. Pode ser classificada em quatro estágios, sendo os graus mais leves 1 e 2, e os graus mais avançados 3 e 4. 

É possível prevenir a condromalácia patelar?

Sim, é possível! A prevenção da condromalácia patelar se torna viável, desde que algumas medidas importantes sejam adotadas, como:  

  • Controle do peso;
  • Atividade física regular sem aumentos súbitos de volume e intensidade;
  • Treino com supervisão de um profissional qualificado e experiente;
  • Uso de palmilhas, quando há indicação;
  • Consultas com o médico especialista em joelho para avaliar o padrão de contração muscular e função da articulação, especialmente quando se deseja iniciar determinado esporte;
  • Manutenção da força muscular através de exercícios prescritos em conjunto pelo ortopedista e pelo profissional de educação física.

Para as pessoas praticantes de corrida é importante trabalhar a mecânica do exercício, para ter um movimento correto e que não prejudique os joelhos. E para as mulheres que apresentam algum sintoma de dor no joelho, recomenda-se evitar salto alto ou ficar muito tempo com a perna cruzada.

Como identificar os sintomas da Condromalácia patelar?

Um dos primeiros sinais da  condromalácia patelar é a dor ininterrupta na parte de frente do joelho. Ela pode ter várias intensidades, de acordo com o comprometimento da articulação. 

A dor pode piorar em movimentos como agachamento, subida e descida de escadas, saltos ou longos períodos sentado. Em alguns casos, o paciente pode sentir ardência e uma sensação incômoda de crepitação, como se houvesse areia dentro do joelho. 

É possível que haja também inchaço no joelho, dor na rótula do joelho, principalmente ao dobrar a perna. 

Ao perceber algum desses sintomas é importante que o ortopedista seja consultado, para que seja feita uma avaliação através de exames físicos e de imagem, como raio-X e ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

As modalidades de tratamento para condromalácia patelar envolvem reabilitação com exercícios corretivos, medicações orais, infiltrações articulares, mudança de hábitos de vida, mudança de treinamentos e, em alguns casos, é necessário a cirurgia.

Tratamento para condromalácia patelar em Vitória

O Dr. Francisco José de Carvalho atende em Vitória na área de Ortopedia e Cirurgia do Joelho, realizando diagnósticos e tratamentos completos de diversas condições, como condromalácia patelar, artrose no joelho, lesão dos meniscos e lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). 

Dr. Francisco é membro de sociedades nacionais e internacionais, como: a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), Sociedade Latino Americana de Medicina do Esporte e Cirurgia do Joelho (SLARD) e Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva (ISAKOS). 

Agende sua consulta:

(27) 99298 9170 (Whatsapp)

(27) 2142-0395

(RT: Dr. Francisco José Q. C. de Carvalho – Ortopedia | CRM-ES: 14274; RQE: 9316)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

17 anos de experiência em Ortopedia e Cirurgia do Joelho

Vitória – ES

Doenças

Artrose no joelho
Condromalácia patelar
Lesão dos meniscos
Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)

Tratamentos

Artroscopia de joelho
Artroplastia de joelho
(Prótese total do joelho)

Infiltrações

Menu