A osteoartrite do joelho, também conhecida como artrose do joelho, é um problema degenerativo que pode acontecer devido à sobrecarga nessa região. Apesar de não possuir cura para essa doença, é possível conviver com ela, desde que o tratamento seja feito corretamente.
Essa degeneração é um processo natural que acontece à medida que envelhecemos, por isso a artrose do joelho acomete, principalmente, os idosos. Neles, o desgaste da cartilagem e a inflamação podem causar dor na articulação e dificuldade para se movimentar. Além disso, outros sintomas incluem:
Estalos;
Inchaço;
Alteração no formato do joelho;
Falta de força nessa região;
Sensação de atrito entre os ossos do joelho.
O diagnóstico dessa doença vem por meio de exames médicos e exames complementares como o raio-x. Através da radiografia é possível perceber em quais regiões houve o desgaste, permitindo que o médico saiba a melhor maneira de conduzir o tratamento.
Caso não seja diagnosticada o quanto antes, a osteoartrite pode prejudicar a qualidade de vida do idoso e se tornar uma das possíveis causas de quedas e fraturas.
Por isso, é importante saber como evitar esse problema na terceira idade e quais os tratamentos possíveis para a osteoartrite do joelho.
Hábitos que ajudam a evitar a osteoartrite
Evite carregar muito peso sobre os joelhos;
Mantenha uma alimentação equilibrada;
Consuma alimentos que contém bastante cálcio;
Evite o sobrepeso;
Pratique atividade físicas leves;
Tenha a postura correta ao se sentar;
Não pise de mal jeito;
Use calçados confortáveis para diminuir o impacto.
Quais as opções de tratamento?
Apesar de não ter cura, existem diversas opções de tratamento para a osteoartrite, que permitem ao paciente continuar sua rotina normal. Dessa forma, o tratamento tem como objetivo principal diminuir os sintomas e retardar o processo de desgaste do joelho.
O tratamento pode ser medicamentoso, com o uso de analgésicos e remédios que ajudem a manter a cartilagem do joelho lubrificada e por meio da aplicação de ácido hialurônico para estimular as células da região.
Além disso, há também as opções de tratamento cirúrgico como a artroplastia, a artrodese, a osteoplastia e a osteotomia. Todos os procedimentos visam reparar ou substituir a região afetada pela osteoartrite.
É importante ressaltar que a fisioterapia é uma grande aliada no tratamento do problema e na recuperação, caso tenha sido feito o tratamento cirúrgico.