A artroplastia total de joelho, também chamada de cirurgia de prótese de joelho, consiste no procedimento cirúrgico para substituição das superfícies articulares do joelho. Durante a cirurgia troca-se a cartilagem e o osso danificados por implantes metálicos e polietileno.
Por conta disso, é comum que muitos pacientes tenham algumas dúvidas sobre o assunto e fiquem com receio de realizar o procedimento. Pensando nisso, separei nessa matéria alguns dos principais questionamentos, visando esclarecer tudo. Continue a leitura para saber mais.
Quando a cirurgia de prótese de joelho é indicada?
A principal indicação para cirurgia de prótese de joelho é a artrose do joelho, doença degenerativa articular, causada e influenciada pela combinação de diversos fatores: processo de envelhecimento natural, obesidade, histórico familiar, doenças reumáticas, sedentarismo, sequelas de fraturas, lesões pregressas de cartilagem, ligamentos e meniscos. Esses fatores podem ocorrer isoladamente ou combinados.
De forma geral, o procedimento está indicado para pacientes entre 60 e 80 anos, portadores de artrose de joelho em estágio avançado, que não respondem mais aos tratamentos conservadores, como perda de peso, fisioterapia, uso de medicamentos e infiltrações articulares.
Qual o propósito da cirurgia de prótese de joelho?
A artroplastia total de joelho tem como propósitos: alívio da dor, correção das deformidades e recuperação funcional da articulação do joelho.
A cirurgia de prótese de joelho é segura?
Na literatura médica, é descrito como um procedimento cirúrgico seguro, com altas taxas de bons resultados e baixas taxas de complicações.
Quanto tempo dura a prótese de joelho?
Hoje em dia, com os avanços tecnológicos na prótese e na realização da cirurgia, uma prótese pode durar cerca de 15 anos após o procedimento. Além disso, cerca de 80% duram mais de 25 anos.
Quais cuidados devo ter após a cirurgia de prótese de joelho?
O pós-operatório da cirurgia de prótese de joelho é bem tranquilo, por isso, não tenha medo. Nos primeiros dias é importante tomar a medicação indicada pelo médico, para evitar a formação de coágulos sanguíneos e diminuir o risco de trombose.
Após isso, a fisioterapia é fundamental para reabilitar seu joelho e ajudá-lo a voltar com a vida normal. Geralmente, é indicado que o paciente faça fisioterapia logo no primeiro dia após a cirurgia de prótese de joelho.
Além disso, fazer o curativo da maneira correta é importante para que não haja infecções no local da cirurgia. Por isso, se você tiver dúvidas sobre como fazer, converse com o médico ortopedista responsável pelo procedimento.
Como a artrose do joelho pode afetar minha vida?
A articulação do joelho, quando afetada pela artrose, perde a capacidade de suportar o peso corporal. Tarefas simples do cotidiano, tais como caminhar, levantar de uma cadeira, subir e descer escadas, tornam-se, progressivamente, mais difíceis de executar. Naturalmente, ocorre uma diminuição na qualidade de vida dos portadores de artrose do joelho que são sintomáticos.
Além de todas essas dúvidas, lembre-se: seu médico, ortopedista cirurgião de joelho, é a melhor fonte de informações para resolver dúvidas e elaborar um plano terapêutico de acordo com suas necessidades individuais.
Cirurgia de prótese de joelho em Vitória
Com mais de 17 anos de experiência, o Dr. Francisco José de Carvalho é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), Sociedade Latino Americana de Medicina do Esporte e Cirurgia do Joelho (SLARD) e Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva (ISAKOS). Agende sua consulta em Vitória – ES.