Principais técnicas de tratamento para lesões do joelho

O joelho é uma das articulações mais utilizadas no corpo humano e, por conta disso, é também uma das mais propensas a ser afetada por lesões, sejam elas leves ou por traumas (direto ou indireto). Outros fatores que contribuem para o surgimento de uma lesão nessa região podem ser o mau uso do joelho ou o excesso de peso sobre ele.

Para tratar essas lesões, existem diversas técnicas de tratamento. Entre as principais, podemos citar:

Artroscopia do joelho: procedimento cirúrgico que, por meio de um equipamento de vídeo introduzido na articulação, permite o acesso total à estrutura do joelho sem a necessidade de grandes cortes. Pode ser feita para o tratamento de lesões meniscais, lesões nos ligamentos cruzados e lesões na cartilagem.

Infiltrações: aplicação de medicamentos na articulação do joelho que ajudam no alívio dos sintomas e tem efeito anti-inflamatório. Essa técnica é utilizada para o tratamento de problemas como artrose do joelho, dores, doenças degenerativas e artrite reumatóide do joelho.

Prótese total do joelho: esse tratamento é realizado para a substituição total da articulação, dessa forma, é inserido um joelho artificial (prótese) no lugar do doente. É feito nos casos em que o paciente não conseguiu obter melhora com o tratamento clínico.

Sutura do menisco: como diz o próprio nome, a sutura do menisco é realizada para o tratamento, principalmente em jovens, de problemas meniscais. É realizado para evitar procedimentos cirúrgicos e para prevenir contra problemas mais sérios como a artrose do joelho.

Principais lesões do joelho

Lesão do ligamento colateral medial: este problema é causado por algum trauma direto, como uma batida na lateral da região, ou por trauma indireto como uma torção no joelho, forçando ele para dentro. O principal sintoma dessa lesão é a dor no joelho.

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA): conhecida como uma das principais lesões do joelho, é causada por conta de uma mudança súbita na postura caracterizada pela permanência do pé no mesmo lugar, mas como o corpo girando sobre o joelho.

Tendinite: mais conhecida como uma inflamação nos tendões ou na patela, causada por sobrecarga de peso no joelho.

Artrose do joelho: consiste no desgaste da cartilagem do joelho, um tecido que protege e evita o contato entre as articulações. Quando ocorre a osteoartrose, há esse contato direto, fazendo com que a movimentação fique limitada e cause dor e inchaço.

Lesão dos meniscos: os meniscos possuem a função de preservar os tecidos das articulações, absorvendo o impacto e distribuindo a carga de peso através das cartilagens. Quando ocorre uma lesão (seja por torções, acidentes, ou por idade), o paciente costuma sentir dor, inchaço, rigidez e redução da capacidade de movimentar-se.

Como evitar lesões no joelho?

• Esteja no peso ideal para o seu corpo;
  • Mantenha a postura correta;
  • Faça alongamentos e aquecimentos antes de praticar atividade física;
  • Descanse após os exercícios;
  • No caso das mulheres, fiquem atentas ao uso de salto alto.

Sobre o Dr. Francisco José de Carvalho