Prótese total de joelho em Vitória

É a cirurgia de substituição da articulação do joelho, ou seja, troca-se o joelho doente, gasto ou danificado, por um joelho artificial (prótese), que é composto de implantes de ligas metálicas e um componente de polietileno (tipo de plástico). No procedimento realiza-se a troca total das superfícies articulares do fêmur, tíbia e patela.

Quem pode fazer a prótese total de joelho?

Os pacientes com indicação para esse procedimento geralmente têm o diagnóstico definido e já passaram por tratamentos prévios sem êxito para controle dos sintomas e incapacidade funcional.

Os objetivos da artroplastia total de joelho são o alívio da dor, correção das deformidades e recuperação da capacidade funcional. É um procedimento realizado há várias décadas na Cirurgia Ortopédica e com resultados muito satisfatórios. O cirurgião esclarecerá sobre os cuidados pré e pós-operatórios, exames necessários e riscos do procedimento.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia é realizada com corte convencional na frente do joelho. Utilizam-se guias específicas para cortar as superfícies articulares danificadas pelo desgaste e corrigem-se as deformidades ósseas. Depois, ocorre a fixação adequada dos implantes.  Em alguns casos, pode ser necessário internação em UTI no primeiro dia de pós-cirúrgico.

Nesse período, o paciente necessitará do uso de um par de muletas ou andador, medicações, orientações de cuidados com o curativo e reabilitação fisioterápica. Cada caso é individualizado de acordo com a complexidade do desgaste articular e condições do estado saúde geral do paciente (morbidades e estilo de vida). A alta hospitalar acontece, geralmente, no terceiro dia de internação.