Tratamento para lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) em Vitória

Os ligamentos são tecidos compostos de fibras de colágeno, estruturalmente semelhantes às tiras de elásticos. A articulação do joelho possui quatro ligamentos principais que conectam o fêmur à tíbia.  Os quatro ligamentos são o cruzado anterior (LCA), cruzado posterior, colateral medial e colateral lateral. Os ligamentos cruzados são centrais e os colaterais são periféricos. Todos agem em conjunto para estabilizar o joelho.

Sintomas da LCA

O LCA é responsável pela estabilização da translação anterior da tíbia em relação ao fêmur. Quando sofremos ruptura do LCA o joelho perde esse mecanismo de “segurar” a translação anterior da tíbia. O resultado é uma articulação instável, frouxa, que levará o joelho a falhar em movimentos de giro. As lesões ocorrem, habitualmente, em torções do joelho em práticas esportivas e acidentes. Os sintomas mais frequentes, no dia da lesão, são a sensação de ouvir um estalido no joelho, seguido de derrame articular (inchaço no joelho), dor e incapacidade funcional. Após duas a quatro semanas de tratamento da fase aguda, os sintomas iniciais regridem gradativamente.

O sintoma marcante da lesão do LCA ocorre em movimentos de giro com o membro lesionado —  o joelho falha e volta a inchar e doer. O diagnóstico é realizado pelo médico ortopedista através de exame clínico e ressonância magnética. Pacientes com lesões crônicas, não operados, logo percebem que girar sobre o joelho lesionado gera limitações para algumas atividades do dia a dia e práticas esportivas.

Tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior

O tratamento sempre deverá ser individualizado, é comum a associação de lesões de LCA com meniscos e cartilagem. Na maioria dos casos, o tratamento de reconstrução cirúrgica do LCA oferecerá a melhor opção de recuperação funcional e prevenção de danos adicionais secundários à instabilidade. A técnica cirúrgica mais empregada é através da artroscopia de joelho, com uso de enxerto de tendões flexores e fixação com parafusos de interferência e endobutton. É necessário exames pré-operatórios e avaliação de condições de saúde geral do paciente antes do procedimento.

Trata-se de uma cirurgia eletiva, portanto com tempo adequado para operar na melhor condição possível. Em alguns casos, poderá ser necessária fisioterapia pré-operatória para recuperação do movimento articular e melhora do tônus muscular.

A permanência no hospital será de 12 à 24 horas. Também será recomendado o uso de um par de muletas por 14 dias, orientações de exercícios de fisioterapia domiciliares e reabilitação fisioterápica até a 12° semana de pós operatório. O melhor plano terapêutico será determinado, para cada caso, de acordo com as orientações do cirurgião ortopedista que assiste o paciente.